segunda-feira, abril 12

Estrada do Desemprego


Contados os dias úteis do calendário, Portugal registou à volta de 500 novos desempregados, todos os dias, durante o ano passado.
A frieza dos números indica que a população sem trabalho situa-se acima dos dez por cento e por aí ameaça ficar pelo menos até ao final deste ano. Mas o que os números não revelam são, afinal, as pessoas que representam.
Trabalhadores dedicados ao ofício, por vezes durante uma vida inteira, são atirados para uma desocupação forçada da qual dificilmente conseguem sair. Para muitos portugueses, hoje, o desemprego não é mais um fenómeno abstracto que só atinge quem não quer trabalhar.
De resto, não é difícil conhecer quem já tenha sido tocado pela angústia de não encontrar trabalho no nosso bairro, na nossa rua, no nosso círculo de amigos, até na nossa família. O drama torna-se cada vez mais próximo.
As estradas do país atravessam regiões deprimidas economicamente e todas as estradas que possamos percorrer levam-nos a conhecer um país que nunca se viu assim.

"Estrada do Desemprego" é uma reportagem do jornalista Hugo Pedro Capela, com imagem de Luís Branco e Nuno Quá e montagem de Miguel Freitas. Será emitida, Segunda-feira, 12 de Abril, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI. 

Sem comentários:

Enviar um comentário