sexta-feira, novembro 13

Noticia TVI




A SIC transformou uma telenovela numa série de fim-de-semana. Agora os criadores de novelas vão começar a fazer séries. Méritos criativos à parte, será que estamos a caminhar para uma nova versão da pastilha elástica que foi ‘Equador’?

Desde que as telenovelas da TVI ocuparam as noites da televisão generalista nacional que é difícil existirem programas que possam competir com elas. Elas são hoje uma verdadeira linha de montagem que segue, imbatível, até à vitória total: as maiores audiências. Muitas dessas telenovelas têm argumentos sofríveis e, quase sempre, já se torna impossível perceber quando acaba uma e começa outra. Mas nada disso é já importante na chamada ficção nacional.
Para se perceber melhor como as telenovelas da TVI se tornaram um hábito conservador para os espectadores basta ver a aposta da SIC com ‘Perfeito Coração’. Em termos de argumento e mesmo da qualidade de actores não há grandes diferenças do que é proposto pelas novelas da TVI. O que muda então? Esta telenovela foi colocada ao fim-de-semana, o que a transforma num produto que nem é carne nem é peixe. Isto é: é uma novela que é transmitida como se fosse uma série, mas a sua estrutura é de novela e não de série. Resumindo: torna-se uma verdadeira confusão, sobretudo para o espectador. Como táctica é um equívoco, como estratégia da SIC é um desastre.
Tudo isto sucede num momento em que, aparentemente, a SIC e a TVI começam a preparar-se para apostar nas séries, como complemento ou em detrimento das novelas. Pela primeira amostra, a aposta parte dos equívocos habituais: são os criadores de novelas que, agora, vão escrever séries. Nada contra, mas relembremos por exemplo o que se passou com ‘Equador’: a partir de certa altura já parecia mais uma novela do que uma série. Se conjugarmos isso com o desastre que se tornou ‘Perfeito Coração’ (transmitir uma novela como se fosse uma série), percebe-se que as televisões estão a preparar-se para fazer omeletas diferentes com os mesmos condimentos. Até se verem os resultados só podem colocar-se dúvidas. Mas não nos podemos esquecer que as grandes séries nunca utilizaram as mesmas regras das novelas. Fazer séries como se faz novelas não é um bom princípio. Nem atingirá os fins que se desejam.

DN


Caro leitor , Pode comentar esta noticia! Dar a sua opinião!

Sem comentários:

Enviar um comentário