sexta-feira, janeiro 29

“Verdadeiros talentos não chegam lá”



Terminada a sua prestação em ‘Uma Canção para Ti’, TVI, Luís Jardim comenta agora as vozes de ‘Ídolos’, na SIC. E garante que, musicalmente, o nosso País “é bem triste”.


Frontal, Luís Jardim não tem papas na língua no que toca a comentar novos talentos musicais. Terminadas três edições de ‘Uma Canção para Ti’, na TVI, onde se destacou como presidente do júri, o produtor musical, natural da Madeira e licenciado em Artes nos Estados Unidos da América, tem agora espaço para classificar as vozes dos concorrentes de ‘Ídolos’, o concurso de talentos da estação rival. O mais curioso é que Luís Jardim tem uma afinidade especial com esta edição de ‘Ídolos’, uma vez que é padrasto da concorrente Diana Piedade. Sobre a prestação dessa candidata, que na gala do próximo domingo vai disputar um lugar na final com Carlos e Filipe, Jardim mostra-se “imensamente orgulhoso”, referindo que “ela é totalmente original e uma grande cantora”.
Se tivesse que escolher um vencedor de ‘Ídolos’, Luís Jardim não hesitava em destacar “a Diana e o Carlos”, pois considera que “os outros candidatos são más cópias de artistas estrangeiros, não têm metade do talento ou personalidade dos vários bons cantores que passaram por ‘Uma Canção para Ti’”. E continua: “Infelizmente, em Portugal ganha sempre o mesmo, rockeiro de voz rouca, com uma história triste... os verdadeiros talentos nunca chegam lá, os lóbis pré-programados certificam-se disso. É por isso que, musicalmente, o nosso País é bem triste”.
Luís Jardim já foi jurado em edições anteriores de ‘Ídolos’, mas defende que ‘Uma Canção para Ti’ é, actualmente, “o programa mais interessante e importante na descoberta de talentos em Portugal e o único programa que defendeu e promoveu a música portuguesa e também relembrou os nossos compositores e artistas”. O produtor reconhece que “um programa como ‘Uma Canção para Ti’ nunca vai cansar o público mas uma pausa será sensata”.
Já a vitória deste concurso da TVI na noite de Ano Novo, quando ganhou as audiências a ‘Ídolos’ (SIC) – o que não acontecera nas semanas anteriores –, não surpreendeu Luís Jardim. “Mereceu ter vencido, foi sem dúvida espectacular”. Quanto ao futuro dos vencedores das três edições de ‘Uma Canção para Ti’ – Miguel Guerreiro, David Gomes e Guilherme Azevedo –, o produtor destaca que “cada um seguirá o estilo e género musical que pessoalmente gosta, a não ser que lhes surja alguma oportunidade que os encaminhe numa direcção não planeada, como por exemplo um fadista acabar por cantar pop e etc...” Quanto aos que ficaram para trás, “no dia seguinte já nem se lembram que lá estiveram, estarão entretidos a jogar futebol, a falar dos namorados e namoradas. Rapidamente voltam à rotina de crianças”.
Para este ano, Luís Jardim já tem agendados “vários projectos e concertos em Portugal, Inglaterra e outros países”. Mas a grande prioridade é a Academia de Música que está a preparar em Carnaxide (ver caixa) e promover a sua banda “originalmente inglesa, Rouge”.
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário